O projeto

01Breve descrição do projeto

Os círculos femininos Tenda Vermelha se destinam a qualquer mulher a partir dos 15 anos.

Serão encontros quinzenais, de abril a dezembro de cada ano, totalizando dezessete encontros com uma carga horaria de 50 horas.

A metodologia utilizada inclui momentos de partilha de saberes e conhecimentos pessoais e tradicionais, oficinas, momentos de reflexão através de imagens e textos, filmes e debates. Igualmente, contempla aqueles temas que dizem respeito diretamente aos ritos de passagem da mulher (menarca, maternidade, menopausa) relacionando-os não só à sabedoria ancestral feminina do conhecimento das benzedeiras e das ervas medicinais, por exemplo, mas, também, incluindo informações que possibilitem um questionamento sobre comportamentos e atitudes.

Com este projeto esperamos contribuir para o resgate da autoestima e da autoconfiança das mulheres, a fim de que elas se relacionem de uma forma mais saudável consigo mesmas, com as outras mulheres e homens, e com o planeta Terra, reconhecendo sua condição de cidadãs cósmicas, promovendo uma cultura de paz, com efeitos profundos nas próximas gerações.

Público–alvo
Preferencialmente, mulheres a partir dos 15 anos, pertencentes a comunidades da periferia, associações de bairro e outras populações de baixa renda.

Objetivo geral
Promover o desenvolvimento da consciência e da espiritualidade a partir da reflexão dos ritos de passagem femininos.