Histórico

02Breve Histórico dos nossos Círculos

Existem muitos trabalhos e projetos diferenciados que buscam sensibilizar o público feminino a respeito da importância de as mulheres se autoconhecerem de um modo mais ontológico e existencial.

A proposta dos Círculos Femininos Tendas e Clãs do Sul é uma referência nacional nesta abordagem há mais de duas décadas.

A metodologia destes trabalhos foi criada pela educadora e terapeuta Lúcia D. Torres; mais de três mil mulheres já participaram destes trabalhos que envolvem várias cidades brasileiras, concentradamente na região sul do país (RS, SC e PR). Para saber mais -www.tendaseclasdosul.org e www.guardiaesdoamanha.org.br

Um diferencial que nossa jornada propõe às mulheres egressas dos nossos círculos é o de estar a serviço, honrando o compromisso de nos tornarmos agentes de cura e de transformação sociais e planetárias a partir do nosso aprendizado coletivo umas com as outras.

E de, também, tornar o universo feminino mais familiar a todos nós, principalmente às próprias mulheres, que aprendem a ser mulheres com a própria Vida e entre mulheres.

Assim, depois de realizarmos durante oito anos trabalhos voluntários na Fazenda Elis Regina (Montenegro/RS) e na impossibilidade, por parte daquela instituição, de dar continuidade aos trabalhos voluntários que acolhia, criamos este projeto.

Ele surge como uma resposta viável e concreta à necessidade, cada vez maior, de sensibilizar o público feminino de baixa renda acerca das características e demandas que envolvem o mundo das mulheres, possibilitando uma reflexão acerca de seu desenvolvimento enquanto protagonista de sua própria trajetória individual e coletiva.